Sete receitas de lasanha para o fim de semana

Voce gosta de uma boa lasanha? eu tenho 7 sugestoes de lasanha pra voce escolher e quem sabe pra fazer pro final de semana.
1° lasanha e de abobrinha

Ingredientes:

2 abobrinhas italianas médias
2 tomates maduros
Algumas fatias de cebola
1/2 dente de alho
Sal a gosto
Orégano
1 colher de sopa queijo parmesão ralado
Salsa picada
50 g de muzzarela light
1 colher de chá de azeite de oliva

Modo de Preparo:

Fatie as abobrinhas. Bata no liquidificador os tomates com alho, sal e orégano a gosto. Monte num refratário uma camada de molho, duas camadas de abobrinha, salpique um pouquinho de sal, espalhe um pouco de molho, algumas fatias de cebola e salpique a salsa e o queijo ralado. Torne a colocar fatias de abobrinha, repetindo todas as camadas. Leve ao forno médio, por cerca de 20 minutos, até que as abobrinhas estejam murchas. Cubra com uma camada de muzzarela, espalhe o azeite de oliva e volte ao forno apenas para que esta derreta. Se preferir, use o microondas - o tempo de cozimento é de 8 a 10 minutos em potência alta na primeira fase, mais uns 2 minutos na mesma potência, na segunda fase. 

Informações:

Preparo: de 8 a 10 minutos no microondas, de 20 a 30 minutos no forno.
Rendimento: 6 porções
Calorias: 90 Kcal

2° Lasanha ao molho de damasco
                                                              

 
Ingredientes do Molho:
5 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 litros de leite
Sal, pimenta-do-reino e noz moscada a gosto

Ingredientes do purê de damasco

200g de damasco picados
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina

Ingredientes do Molho de tomate:

5 colheres (sopa) de azeite
1 cebola, picada
3 dentes de alho picados
12 tomates maduros, sem pele, sem sementes, picados
750ml de polpa de tomate
Sal e orégano a gosto

Para a Montagem:

1 embalagem de massa para lasanha
200g de presunto defumado, em fatias
200g de mussarela, em fatias
150g de amêndoas torradas, em lascas queijo parmesão, ralado

Modo de preparo

Comece preparando o molho branco: numa panela média, aqueça a manteiga ou margarina e doure a farinha de trigo. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acerte o sal, tempere com a pimenta-do-reino e a noz moscada, retire do fogo e reserve.
Prepare o purê de damasco: numa panela pequena, aqueça a margarina, acrescente o damasco, 1 xícara (chá) de água e deixe cozinhar por 10 minutos ou até ficar em ponto de purê. Junte o purê de damasco com o molho branco, mexa até envolver bem e reserve. 
Prepare o molho de tomate: numa panela média, aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho, acrescente os tomates, a polpa de tomate, 1 xícara (chá) de água e deixe cozinhar até desmanchar o tomate. Acerte o sal, tempere com o orégano e reserve. 
Monte a lasanha num refratário grande e fundo. Divida o molho de damasco e o molho de tomate em três partes, as tiras de lasanha em quatro partes e as fatias de presunto e mussarela em duas partes. Alterne as camadas de molho e massa da seguinte forma: molho de damasco, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de tomate, fatias de presunto, tiras de lasanha, molho de damasco, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de tomate, fatias de presunto, tiras de lasanha, molho de damasco, molho de tomate e finalmente queijo parmesão. 
Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 50 minutos. Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 10 minutos antes de finalizar o tempo. Retire do forno, salpique as amêndoas e sirva a seguir. 

Dicas:

Para a lasanha ficar perfeita, coloque as tiras sempre entre os molhos e não se esqueça de utilizá-los ainda quentes. Para cada 500g de massa utilize no mínimo 3 ½ litros de molho. Querendo reduzir o tempo de preparo, deixe a lasanha montada por 10 minutos antes de levá-la ao forno. Para diminuir o tempo de preparo do seu purê, triture bem o damasco para facilitar o cozimento.

Calorias por porção: 460.9 kca

3°lasanha de frango com chutney de manga

 

Ingredientes do Molho Branco:

9 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
9 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 ½ litros de leite
Sal, pimenta-do-reino e noz moscada a gosto

Ingredientes do Recheio:

4 colheres (sopa) de azeite
3 dentes de alho, picados
1 cebola média, picada
1 kg de filé de frango, cozido e desfiado
3 tomates maduros, sem pele, sem sementes e picados
Sal e salsinha picada a gosto

Ingredientes do Chutney de Manga:

½ kg de manga, em cubos
4 dentes de alho, picados
1 cebola pequena, picada
1 colher (sopa) de gengibre, picado
½ colher (sobremesa) de sal
200ml de vinagre de maçã
1 pau de canela
1 colher (chá) de canela em pó
1 maçã ralada
Suco de ½ limão
½ colher (café) de pimenta malagueta
1 pitada de cravo da índia em pó
Noz moscada a gosto
200g de açúcar mascavo
40g de uvas passas branca

Para a Montagem:

500g de massa de macarrão para lasanha
400g de mussarela cortada em fatias
Queijo parmesão ralado 

Prepare o Recheio:

Numa panela média, aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho, junte o frango já cozido e desfiado, os tomates e deixe refogar por 10 minutos. Acerte o sal, salpique a salsinha e reserve.

Prepare o chutney de manga:

Numa panela média, junte todos os ingredientes, menos o açúcar mascavo e as uvas passas e deixe cozinhar por 20 minutos ou até a manga ficar macia. Acrescente o açúcar mascavo e as uvas passas e deixe cozinhar por mais 40 minutos ou até que fique bem consistente, mexendo sempre para não grudar. Retire do fogo e reserve.

Prepare o molho branco:

Numa panela média, aqueça a manteiga ou margarina e doure a farinha de trigo. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não formar grumos. Acerte o sal e tempere com pimenta-do-reino e noz moscada. Retire do fogo e reserve. Monte a massa de macarrão para lasanha num refratário grande e fundo. Divida as tiras de lasanha em 4 partes, o molho branco em 5 e as fatias de mussarela, o recheio de frango e o chutney de manga em 2. Alterne as camadas de molho e massa da seguinte forma: molho branco, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho branco, recheio de frango, chutney de manga, tiras de lasanha, molho branco, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho branco, recheio de frango, chutney de manga, tiras de lasanha, molho branco e finalmente queijo parmesão. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 50 minutos. Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 10 minutos antes de finalizar o tempo.

Dicas:

Para a lasanha ficar perfeita, coloque as tiras sempre entre os molhos e não se esqueça de utilizá-los ainda quentes. Para cada 500g de massa utilize no mínimo 3 ½ litros de molho. Querendo reduzir o tempo de preparo, deixe a lasanha montada por 10 minutos antes de levá-la ao forno.

4°lasanha de legumes


Ingredientes do Molho de Queijo:

100 g de ricota
½ xícara (chá) de leite desnatado
1 colher (sopa) de salsinha picada
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Coloque ricota e leite desnatado no liquidificador e bata em velocidade alta por 1 minuto ou até formar um molho cremoso. Retire a mistura do liquidificador, tempere com sal e pimenta, acrescente a salsinha picada, mexa bem e reserve.

Ingrediente do Molho de Tomate:

4 tomates maduros sem pele, sem semente, cortado em cubinhos
½ cebola picada
2 colheres (chá) de orégano
Sal e pimenta do reino a gosto
4 colheres (chá) de azeite

Modo de Preparo:

Em uma panela média, coloque os cubinhos de tomate, cebola picada e orégano. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por 10 minutos. Retire do fogo, tempere com sal e pimenta do reino, acrescente azeite e reserve.

Ingredientes do Recheio:

1 cenoura grande
1 abobrinha média
1 berinjela média.

Modo de Preparo:

Ligue o forno na temperatura média (180º C). Com uma faca afiada, corte a cenoura ao meio, retire uma fatia fina da lateral da cenoura, apóie a cenoura sobre uma tábua com a lateral cortada voltada para baixo, retire fatias de cada lado, transformando a cenoura em um retângulo, corte o retângulo em fatias finas. Repita o procedimento com a outra metade da cenoura e reserve. Em uma panela pequena, coloque ½ litro de água, leve ao fogo alto até ferver, acrescente as fatias de cenoura e deixe cozinhar por 2 minutos. Retire do fogo e escorra a água, reserve as cenouras. Corte a abobrinha e a berinjela em fatias finas e reserve. Em uma frigideira grande, coloque os legumes para grelhar, deixe 30 segundos de cada lado. Retire da grelha e reserve.

Montagem:

Em uma travessa refratária, coloque uma camada de legumes, uma camada de molho branco, outra camada de legumes e uma camada de molho de tomate. Repita o procedimento até terminar os legumes, finalize com molho de tomate. Leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos. Decore com folhas de manjericão e sirva a seguir.

5°lasanha de peito de peru

 

Ingredientes:

1 repolho
400g de polpa de tomate
1 cebola
300g de peito de peru defumado e fatiado
200g de queijo branco em cubinhos
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:

Cozinhe o repolho inteiro em água e sal por 15 minutos e reserve. Refogue a cebola em um pouco de água e, em seguida, acrescente a polpa de tomate. Para montar a lasanha, coloque numa assadeira pequena uma camada de folhas de repolho, uma de peito de peru, uma de queijo branco e uma de molho de tomate. Repita as camadas, terminando com o queijo parmesão ralado. Leve ao forno médio por 5 minutos para gratinar.

Informações:

Porções: quatro
Calorias por proção: 290 Kcal

6° lasanha de salmao

 

Ingredientes:

250g ou 1/2 pacote de lasanha fresca
500g de salmão fresco
250g de ricota
2 colheres de sopa de mostarda de boa qualidade
3 dentes de alho seco
2 colheres de sopa de wassabi
1 xícara de chá de creme de leite fresco
Sal
Pimenta do reino
Óleo

Ingredientes do Molho:

1 xícara de chá de chá de erva cidreira forte
1 xícara de chá de caldo de peixe
4 xícaras de chá de creme de leite fresco
1 colher de sopa de raspas de limão e laranja
1 colher de sopa de farinha de trigo
Sal

Modo de Preparo:

Bata no liquificador o salmão, a ricota, a mostarda, o alho, o dill, o wassabi, a pimenta, o sal e o creme de creme de leite. Só não bata muito para não ficar líquido. Leve ao fogo alto bastante água com um fio de óleo. Deixe ferver para acrescentar 4 retângulos de massa. Deixe cozinhar por 3 minutos. Retire e mantenha na água com um pouco de óleo. Num refratário retangular grande coloque uma camada fina de molho e cubra com uma camada grossa de massa. Cubra com o recheio, mais uma camada de massa e o molho. Repita até acabar os ingredientes. A última camada precisa ser de molho. Leve a lasanha ao forno pré-aquecido por 20 minutos. Sirva quente.

Prepare o Molho:

Peneire o chá e leve ao fogo baixo. Acrescente o caldo de peixe. Cozinhe por 3 minutos. Acrescente as raspas e o creme de leite. Mexa sempre mexendo por mais 10 minutos. Se o molho ficar muito líquido, engrosse (retire 1/2 xícara de molho e dissolva nele 1 colher de sopa de farinha de trigo. Retorne e misture bem para não empelotar). Tempere e desligue o fogo.

Tempo de Preparo: 1 hora
Rendimento: 8 porções.

7° lasanha light

 

Ingredientes:

4 abobrinhas cortadas em fatias longitudinais
4 berinjelas grandes cortadas em fatias longitudinais
1 colher de sopa de azeite
4 dentes de alho picados
1 cebola picada (em pedaços de 1,5 cm)
1/2 xícara de tomate seco
1 xícara de brócolis
1 xícara de cogumelos fatiados
1/2 colher de chá de alecrim seco
2 cenouras raladas
1 tomate em cubos
1/2 xícara de água
1/4 de xícara de salsa picada
sal e pimenta-do-reino a gosto
1/4 de xícara de leite desnatado
450 g de queijo cottage ou ricota
2 xícaras de queijo prato light ralado
1/4 de xícara de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:

Cozinhe as fatias de abobrinha no vapor ou no microondas e grelhe as fatias de berinjela. Reserve. Refogue o alho e a cebola no azeite até dourar. Junte o tomate seco, os brócolis, os cogumelos, o alecrim, as cenouras, o tomate e a água. Tampe e cozinhe por cinco minutos, até os legumes amaciarem. Tire do fogo, junte a salsa, o sal e a pimenta-do-reino. Deixe esfriar um pouco. Preaqueça o forno a 220C. Bata o leite com o queijo cottage ou a ricota no processador (ou liquidificador) por um minuto, formando uma massa, e junte metade da mistura aos legumes. Acrescente 1 e 1/2 xícara do queijo prato ao restante dessa massa. Disponha parte dos legumes em uma assadeira, cubra com tiras de abobrinha e de berinjela e adicione metade da massa. Repita a operação com o restante dos legumes, da beringela, da abobrinha e da massa.Por último, polvilhe o parmesão e asse por dez minutos. Salpique o queijo prato restante e doure por mais três minutos.

Informação nutricional por porção:

Rendimento: 6 porções
Calorias por porção: 381,74
Carboidratos: 34,74 g
Proteínas: 24,24 g
Lipídeos: 16,20 g 

Agora e so escolher a sua preferida e agradar toda a sua familia

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Monikinhaflor disse...

hummm... assim vc me mata rsss!
seg la do club da make,
monikinhaflor.blogspot.com
bjins

Postar um comentário