Fortaleça suas unhas em sete passos

Entre os dramas estéticos que mais incomodam as mulheres estão as temidas unhas fracas. Caracterizadas pelo aspecto quebradiço e poroso, elas ainda podem apresentar problemas, como manchas, ondulações e cor amarelada. Segundo o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, algumas das principais causas das unhas fracas são o uso excessivo de removedores de esmalte, uma dieta desequilibrada e o contato direto com produtos de limpeza. A seguir, conheça quais são os sete passos para fortalecer as suas unhas.

Esmalte vermelho - Foto Getty Images 
Tire férias dos esmaltes
Unhas saudáveis não reagem negativamente ao contato com o esmalte, mas inevitavelmente ressecam pelo uso excessivo de acetona ou de removedores. "A unha fica mais porosa, com aspecto esbranquiçado, porque o produto é extremamente agressivo e penetra nas lâminas, o que favorece a quebra e a descamação", aponta o dermatologista Valcinir. Por isso, recomenda-se ficar pelo menos um dia da semana sem esmalte ou vários dias, caso as unhas estejam muito maltratadas. Outra dica do especialista é não passar a lixa sobre a lâmina, pois isso tira a proteção natural da unha e agrava o problema.



Mulher comendo frutas - Foto Getty ImagesEquilibre sua alimentação
"As unhas são ricas em proteína e podem ser prejudicadas se o organismo da pessoa estiver em desequilíbrio, o que pode ser causado por uma dieta pobre ou mal elaborada", explica a dermatologista Roseli Andrade, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Neste caso, a especialista recomenda investir em uma alimentação variada e rica em ferro (vegetais verde escuro, carne vermelha, ovos e soja), vitaminas do complexo B (limão, mamão e pera) e zinco (nozes, ostras e caranguejo).




Base fortalecedora - Foto Getty ImagesAposte na base fortalecedoraAo contrário de óleos ditos milagrosos, como o de cravo, muitas vezes oferecidos por manicures, a base fortalecedora tem sua eficácia cientificamente comprovada, afirma Valcinir. "Ela age diretamente na queratina das unhas, unindo-as e deixando-as mais endurecidas", esclarece. O melhor de tudo é que ela sai naturalmente com o tempo, então não precisa ser retirada com acetona ou removedores. Além disso, a base fortalecedora pode ser usada embaixo do seu esmalte preferido para proteger as unhas.

 Mão com hidratante - Foto Getty ImagesUse hidratantes nas mãos
Uma unha desidratada quebra e abre suas lâminas com facilidade. Para combater o problema, nada melhor do que um bom hidratante. "Seu uso promove uma maior maleabilidade das fibras da proteína, impedindo que se rompam com facilidade", aponta Roseli. A dermatologista aconselha um reforço especial do produto na base das unhas, sobre as cutículas, onde há maior absorção dos nutrientes. Na hora de escolher o hidratante, prefira os que contêm óleos essenciais e ureia.

 Louça sendo lavada com luvas - Foto Getty ImagesUse luvas nos serviços domésticos
Produtos de limpeza, como detergente, sabão em pó e quaisquer outros, quando em contato direto com a pele, acabam sendo agressivos às mãos e, principalmente, às unhas. "Até mesmo ficar com as mãos na água por muito tempo é prejudicial, pois deixa as lâminas temporariamente mais moles", alerta Valcinir Bedin. Para resolver o problema, basta usar luvas impermeáveis em todos os serviços de casa, desde uma simples louça até a higienização de um banheiro.
 Mulher empurrando cutícula com espátula - Foto Getty ImagesPoupe as cutículas
A cutícula é uma pele que protege a base das unhas contra a entrada de fungos e bactérias e, por isso, não deve ser retirada. Entretanto, por fins estéticos, já se tornou rotina eliminá-la toda vez que se vai à manicure. Por isso, a dermatologista Roseli aconselha que ao fazer as unhas, a cliente peça para que nem toda a cutícula seja cortada. "Retire apenas o excesso e verifique se os utensílios foram esterilizados", diz. Fique atento também à espátula que empurra a cutícula. Ela pode causar traumas nas unhas se não for manuseada com cuidado.

 Mulher lixando as unhas - Foto Getty ImagesCorte e lixe as unhas
"Quando você corta as unhas elimina a parte mais frágil e sujeita a quebras", explica Valcinir. Segundo o especialista o corte deve deixar os cantos retos e a unha deve ficar de um tamanho que ao encostar os dedos em uma superfície plana, você sinta apenas a unha entrar em contato com o objeto e não a ponta dos dedos. Já a lixa deixa a lâmina mais uniforme, evitando que enganche e lasque. O procedimento deve ser feito a cada cinco ou sete dias.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Chá vermelho, o destruidor de gordura

Com quatro xícaras diárias de chá vermelho (mais poderoso do que o branco e o verde), você seca até 2 kg por semana   

O chá vermelho reduz o apetite e as medidas
Foto: Dreamstime
Ávido consumidor dos benefícios estéticos dos chás verde e branco, o mercado brasileiro anda em alvoroço. A recente chegada do chá vermelho ao país põe ao nosso alcance a erva mais poderosa quando o assunto é emagrecer ? acelera a perda de peso, combate o inchaço e diminui a fome. ?Ele vem da Camellia sinensis, mesma planta dos chás verde e branco. Porém, tem propriedades intensificadas pela colheita diferenciada e pelo envelhecimento, que leva até 60 anos?, explica a nutricionista Gláucia Padovan, de São Paulo. Melhor: está também disponível em cápsulas e na versão solúvel ? com gosto de morango!

Filtro que emagrece!

. É rico em vitamina C, sais mineirais, cafeína (acelera o metabolismo) e antioxidantes, como flavonóides e polifenóis (combatem o envelhecimento precoce).
. Reduz o colesterol ruim (LDL) e fortalece as artérias, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. . Segundo a milenar medicina chinesa, os antioxidantes presentes no chá ainda garantem o perfeito funcionamento do fígado ? órgão com papel importante no metabolismo de gorduras ?, o que diminuiria a sua absorção pelo organismo.
. A bebida tem o poder de acelerar o metabolismo e a queima de calorias.

Chá, cápsula ou solúvel?

Versátil, o chá vermelho agrada a todos os paladares: pode ser consumido em forma de chá, em cápsula ou mesmo na versão solúvel, com aromatizante de morango. Todos são encontrados em casas de produtos naturais. ?Se optar pela versão em cápsula, não exceda a dose de 1,5 a 2,5 g por dia?, alerta Gláucia.

Chá vermelho + Cardápio enxuto = Menos 2 kg por semana

Alimente-se de acordo com o cardápio sugerido ? um cardápio enxuto para cada dia da semana ? e potencialize os benefícios do chá vermelho.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS